O que é No/Low Poo?

sábado, 31 de dezembro de 2016


O No Poo (Sem Shampoo) e Low Poo (Pouco Shampoo) são duas técnicas de lavagem dos cabelos que foram popularizadas pela cabeleleira Lorraine Massey em seu livro Curly Girl. Ambas servem para tornar a lavagem do cabelo mais saudável, utilizando produtos que não contenham na sua formula sulfatos fortes e petrolados.

O que são sulfatos e petrolados e como eles afetam o cabelo?

O Sulfato é um sal de ação detergente responsável pela espuma do shampoo, shampoos que contenham sulfato na formula realizam uma limpeza mais profunda no couro cabeludo, quem nunca lavou o cabelo e sentiu que ele ficou limpo até de mais e com a aparência extremamente seca? Ou lavou o cabelo um dia antes de algum compromisso porque no dia que lava ele não fica bonito? Isso acontece porque os shampoos com sulfato na formula retiram a boa oleosidade do cabelo, deixando ele com essa aparência ressecada. "Mas meu shampoo vem escrito SEM SAL na embalagem." o sal que eles se referem no rotulo é o Cloreto de Sódio (Sodium Lauryl Sulfate), que é o menos agressivo, ainda existem vários outros como Sodium Lauril Ether Sulfate (SLES - lauril éter sulfato de sódio) e Ammonium Laureth Sulfate (ALES) - Lauril Éter Sulfato de Amônio.


Já os petrolados são derivados do petróleo, que depois da retirada da parafina se transforma e pode ser vendido como vaselina, óleo mineral ou parafina liquida. Você pode encontrar esse componente nos cremes e condicionadores com o nome de Paraffinum Liquid, porém não existe nenhum fator hidratante no óleo mineral. Ele cria uma capa no fio que da a aparência de que o cabelo está hidratado porém não está, além disso ele acumula no cabelo podendo causar o entupimento dos folículos capilares e impedindo a entrada dos nutrientes que iriam fazer realmente bem para o nosso cabelo.

Ok, mas como eu vou lavar o cabelo agora?


É nessa parte você adere ao No Poo ou Low Poo, no No Poo você vai abolir o uso de shampoo e lavar o cabelo apenas com condicionador, essa técnica é conhecida como Co-Wash, mas não pode ser qualquer um que você tem ai na sua casa não, ele não pode ter nenhum dos componentes proibidos. Para fazer a limpeza do cabelo é necessário que você massageie muito bem o couro cabeludo. Alguns produtos liberados para co-wash são sem enxague porém você deve sempre ler o rotulo para garantir.
Ficou assustado e não quer largar o shampoo? Tudo bem, eu te entendo, você pode pode começar com o Low Poo, onde é utilizado o shampoo que contenha apenas sulfatos leves e limpa o cabelo sem agredir..
É importante lembrar que caso você queira aderir tem que estar ciente que todos os seus produtos de cabelo precisam ser liberados, mascaras de hidratação, nutrição e reconstrução, condicionador, creme de pentear, tudo mesmo, se não nenhum dos dois métodos vai funcionar.


Todo tipo de cabelo pode aderir?



Essa foi a minha maior duvida quando li a respeito disso, porque a maioria do conteudo é destinado a quem possuí o cabelo cacheado. Isso acontece porque quem tem o cabelo cacheado costuma sofrer mais a agressão do shampoo com sulfato, ele costuma por natureza ser mais seco e o pouco oleo que consegue produzir é todo retirado. Mas respondendo a pergunta: SIM, todo mundo pode se jogar já que esse tipo de lavagem promove uma limpeza mais natural do fio.

Mas essas técnicas com nome complicado não são caras?

O melhor sempre vem por último. Os produtos para No/Low Poo costumam ser bem baratinhos. O queridinho de quem é adepto é o Yamasterol Amarelo que custa em média R$ 10,00 um pote de 320g, fora os vários produtos da Kanechon que são liberados. Eles tem uma própria para Low Poo onde o shampoo e o condicionador saem por mais ou menos R$ 4,00. Isso mesmo, você não leu errado, SÓÓÓ QUATRO REAIS. Então não se preocupe em desembolsar milhões para ter o cabelo de diva.

Gostou?? Então fiquem ligados no blog que vou ensinar como começar a técnica, passar a lista de componentes proibidos, farei resenhas de produtinhos, tudo para ficar com o cabelo lindo e o melhor, gastando pouco.

Até a próxima.
Um Beijo e um Queijo :*

Você pode gostar também

0 comentários

Facebook